segunda-feira, 17 de setembro de 2007

"FEDERAÇÃO "MATA" EVOLUÇÃO DO FUTSAL

texto de: redacção

Ao que a futsal.com apurou, tudo indica que Portugal não esteja representado no europeu sub-21. Depois da UEFA ter decidido realizar a título experimental o europeu de sub-21, para em 2010 tornar a competição oficial, a Federação Portuguesa de Futebol decidiu que não vai criar uma selecção para representar Portugal no europeu da categoria. Além do mais, a Federação decidiu acabar com os torneios inter-associações em sub - 15 e sub – 17, mantendo apenas os sub-19 masculinos e femininos.

Numa fase em que o Futsal se encontra em franco desenvolvimento a nível mundial, esta é mais uma decisão que faz recuar o progresso da modalidade no nosso país. A evolução dos jovens atletas lusos irá ser menor que a dos outros países, correndo-se o risco de, cada vez mais, os nossos campeonatos terem nos seus quadros mais jogadores estrangeiros em detrimento dos portugueses.

Silva Pereira, vice-presidente da Associação de Futebol do Porto, disse que esta decisão é um “recuo no avanço da modalidade”. No entender do dirigente “não participar no euro sub-21 é dar a possibilidade aos outros de evoluírem e ganharem experiência que depois irá faltar aos nossos jogadores”.

“Acho que é dar um passo atrás depois de se ter lutado pela competição e a UEFA ter aceite criar a título experimental para depois tornar a competição oficial. Os torneios nacionais preparam os jogadores para estes poderem vir a englobar as selecções e a sua não criação é mais um passo atrás para a modalidade que vai morrer mais cedo ou mais tarde”, referiu Silva Pereira.

Também directores de alguns clubes nacionais estão contra a posição tomada pela entidade federativa. Sem se pretenderem alongar muito no assunto, devido ao facto de a F.P.F. não ter tomado uma posição oficial, responsáveis ligados ao Boavista, Sporting e Fundação Jorge Antunes teceram as suas opiniões.

António Morais, director do Boavista, uma das equipas que mais aposta na formação, lamenta o posição da Federação. “Se assim é, só tenho a lamentar a decisão. O europeu é uma competição importantíssima e em que deveríamos participar para evoluir e preparar os jogadores para a selecção principal. Relativamente aos torneios inter-associações é outro mal que estão a fazer ao Futsal já que se trata de provas de aprendizagem e divulgação das capacidades dos jovens”, analisou António Morais.

Miguel Albuquerque, secretário técnico leonino, referiu que se a medida for tomada “será mau para o Futsal português”. Já Alberto Abreu, director da Fundação Jorge Antunes também estará contra caso a decisão seja tomada pela Federação. “Se assim for, só vem demonstrar que a Federação não está a ter em conta o desenvolvimento do Futsal. A modalidade está a ter cada vez mais expansão e, inacreditavelmente, ainda é vista como um filho bastardo”, criticou Alberto Abreu.
Por parte da Federação Portuguesa de Futebol não nos foi possível obter qualquer esclarecimento sobre o assunto.